1 – Doenças degenerativas: O sistema imunológico do tubarão é constituido por uma grande quantidade de anticorpos poderosos em circulação, e é muito pouco provável que um tubarão desenvolva as infecções mais comuns (mesmo em condições de baixa salubridade). Por exemplo, a cartilagem de tubarão contém uma substãncia que inibe, significativamente, o crescimento de novos vasos sanguineos (angiogénese) que alimentam a formação de um novo tumor, limitando, deste modo, o seu desenvolvimento e, podendo mesmo, conduzir à morte das células tumores. A proteína contida na cartilagem é a fração que a presenta o maior efeito sofre a angiogénese e, a cartilagem de tubarão possui uma das mais elevadas percentagens de proteína (45%), entre os suplementos do gênero.
2 – Doenças reunáticas: A dor causada por algumas doenças reumáticas é essencialmente devida á resposta inflamatória. A cartilagem de tubarão contém uma elevada percentagem de mucopolissacarídeos, os quais combatem a inflamação. Destes compostos, o sulfato de condroitina pode ajudar a controlar a inflamação. Por outro lado, a resposta inflamatória também depende da angiogénese – fluxo de sangueque irriga a área afetada, pelo que a cartilagem de tubarão, sendo um anti-inflamatório natural, poderá ser um auxiliar precioso no tratamento das doenças reumática.
3 - Outras Afecções: Certas afecções oftálmicas, tais como a metinopatia deeabética, e a degeneração da mácula, são caracterizadas pelo desenvolvimento de novos pequenos vasos, sanguíneos, dentro do olho, os quais so sofrerem rupturas, conduzem à cegueira. A cartilagem de tubarão pode inibir esta nova vascularização.
Indicações: artrite, artrose e osteosporose.
Previnir tumores de diferentes etiologias.